Qual o sentido da alfabetização? Por que tantas crianças sentem dificuldade de ler e escrever? De que maneira as práticas de alfabetização podem contrariar a formação do sujeito autor e leitor? Até que ponto o ensino da língua escrita, no contexto da cultura escolar, configura-se como um esforço que não necessariamente amplia as relações entre o homem e o universo letrado? A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro está fundado na convicção de que colocar em e vidência os mecanismos de aprisionamento linguístico pode favorecer uma visão crítica da escola. Uma crítica que não se esgote em si, mas que, ao fundamentar o trabalho docente, subsidie a transformação do ensino. Afinal, compreender as falhas didáticas e as tendências pedagógicas viciadas é o caminho para a constituição de um sujeito "senhor de sua própria palavra" no contexto de uma escola que efetivamente ensine a escrever.
Autor: Colello, Silvia M. Gasparian
Editora: SUMMUS
ISBN: 9788532302465
Ano: 2012
Edição: 2
Páginas: 272
Encadernação: brochura
Formato: 14X21x1
Movimento Literário é uma empresa que abarca variados projetos relacionados as temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Possuímos um criterioso catálogo de livros destinados a vendas presenciais, eventos, encontro com autores e venda On-line. Nossa missão destina-se a ampliar as reflexões reafirmando nossa posição como promotores de leitura nas escolas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade