Como o próprio título esclarece, o foco do educador espanhol Alfredo Hoyuelos nesta obra é descortinar a estética educativa do criador da abordagem Reggio Emilia, o educador italiano Loris Malaguzzi. Para tanto, desenvolve três princípios estéticos, isto é, de que a escola é um âmbito estético habitável, de que construir pedagogia é sonhar a beleza do insólito e de que educar implica desenvolver as capacidades narrativas da sedução estética, seguidos da explicação das respectivas estratégias (ou atuações) que os materializam no âmbito escolar. Para Hoyuelos, a pedagogia de Malaguzzi é estética por sua capacidade de revelar o essencial com relações novas entre acontecimentos que parecem longínquos, por sua tensão capaz de transgredir a si mesma sem nunca se trair, e também por sua aptidão de comunicação hieroglífica, metafórica e simbólica, que multiplica nossa imagem do mundo e da infância. O texto trata de afirmar como Malaguzzi e Reggio Emilia são capazes – por meio de um projeto dinâmico – de dar sentido vital e cultural a cada um dos momentos mutáveis da infância, e deixa transparecer, como assinala Vea Vecchi, a primeira atelierista a trabalhar com Malaguzzi, que a experiência estética é uma experiência de liberdade.
Autor: Hoyuelos, Alfredo
Editora: PHORTE EDITORA
ISBN: 9786599017476
Ano: 2020
Edição: 1
Páginas: 288
Encadernação:
Formato: 16x23x2,0
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