Interessado em compreender o psiquismo humano, Henri Wallon (1879-1962) concentrou seus estudos na criança por entender que é por meio dela que podemos ter acesso à gênese dos processos psíquicos. O autor adotou como base filosófica e metodológica o materialismo dialético e propôs a psicogênese da pessoa completa, ou estudo integrado do desenvolvimento, segundo a qual afeto, cognição, motricidade e pessoa compõem os campos funcionais que, integrados, constituem o sujeito ao longo de sua vida, mediados pelas interações sociais. O ser humano é, para Wallon, “geneticamente social”, contextualizado nas relações que vai estabelecendo com o meio, em permanente processo de constituição. Cada criança é única, quer em suas especificidades, quer em sua história e em seu devir. Ela nunca é: ela está. E as nossas mediações têm a potência de afetá-la e afetar o seu desenvolvimento, o “devir incessante do sujeito e do universo”.
Autor: Alexandroff, Marlene Coelho
Editora: CASA OITO
ISBN: 9786584596252
Ano: 2025
Edição: 1
Páginas: 160
Encadernação:
Formato: 23xx25x2
Movimento Literário é uma empresa que abarca variados projetos relacionados as temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Possuímos um criterioso catálogo de livros destinados a vendas presenciais, eventos, encontro com autores e venda On-line. Nossa missão destina-se a ampliar as reflexões reafirmando nossa posição como promotores de leitura nas escolas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade