Neste ensaio, Léonora Miano discorre sobre o conceito de Afropea: um lugar utópico no qual os descendentes de subsaarianos romperiam com a categoria de raça criada pelo Ocidente desde o século 15 para enxergá-los como inferiores. Essa é a provocação levantada por ela, ao trazer um debate sobre negritude, identidade e pertencimento, de modo a propor uma reinvenção profunda desses conceitos. A autora também aponta como elementos culturais da negritude são valorizados quando utilizados por pessoas brancas, mas depreciados quando usados por pessoas negras, bem como traz reflexões sobre o medo dos franceses em relação aos imigrantes que hoje residem no país.
Autor: Miano, Leonora
Editora: PALLAS
ISBN: 9786556021799
Ano: 2025
Edição: 1
Páginas: 176
Encadernação:
Formato: 23x16x1
Movimento Literário é uma empresa que abarca variados projetos relacionados as temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Possuímos um criterioso catálogo de livros destinados a vendas presenciais, eventos, encontro com autores e venda On-line. Nossa missão destina-se a ampliar as reflexões reafirmando nossa posição como promotores de leitura nas escolas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade