O baiano Gregório de Matos foi o principal nomeda poesia barroca brasileira. Apesar de ter vividoem Portugal durante quase três décadas, produziuum grande volume de poemas no Brasil. A maiorparte desses textos contém sátiras bastantes sofisticadas, direcionadas a figuras públicas, a instituições que detinham poder, a pessoas doconvívio diário e até mesmo à própria terra. A acidez de suas críticas era tão acentuada que, por conta delas, o autor chegou a ser deportado para Angola. A obra de Gregório de Matos oferece, simultaneamente, uma amostra do melhor que o código barroco produziu em língua portuguesae um retrato da vida em solo brasileiro durante o século XVII.
Movimento Literário é uma empresa que abarca variados projetos relacionados as temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Possuímos um criterioso catálogo de livros destinados a vendas presenciais, eventos, encontro com autores e venda On-line. Nossa missão destina-se a ampliar as reflexões reafirmando nossa posição como promotores de leitura nas escolas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade