Para resistir aos impactos profundos da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, o artista plástico Luiz Telles (Rio Claro, SP, 1969) mergulhou na leitura densa, crítica, redentora e imaginativa do livro A queda do céu, de Davi Kopenawa com o antropólogo francês Bruce Albert, e se pôs a desenhar diariamente. O resultado é a trilogia Davi sonha e eu também, três livros-imagem em que o autor retrata os povos originários e os animais da floresta, em um convite ao silêncio criativo e modificador e em uma homenagem à cosmogonia de Davi Kopenawa. A trilogia de livros-imagem Davi sonha e eu também é organizada em torno dos volumes: Davi sonha e eu também: Eu; Davi sonha e eu também: O outro e Davi sonha e eu também: Nós, que podem ser adquiridos agrupados em uma coleção ou individualmente. O raciocínio e as narrativas visuais de Luiz Telles partem da necessidade urgente de mudanças, que acontecem em três tempos: iniciam-se no Eu, dependem do entendimento do Outro e consagram-se na importância da coletividade, do Nós. Sinopse do volume 1: EU Durante a pandemia da Covid-19, cada um fez o que pôde para sobreviver, e tentar ver brotar da doença um novo mundo. Se esse “novo mundo” é, antes, pessoal - ligado ao EU -, é porque a mudança global precisa se iniciar em nós mesmos. O artista Luiz Telles partiu da leitura de A queda do céu, livro do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert, para conseguir voltar a sonhar em tempos tão sombrios, expressando-se através dos desenhos que compõem este livro. Sinopse do volume 2: O OUTRO Conforme a pandemia se alongava, cada um começou a olhar mais para a sua volta, ansiando por um novo mundo. Mas, para ser boa, a mudança precisa ser boa para todos - esse “novo mundo” só é possível com O OUTRO. O artista Luiz Telles partiu da leitura de A queda do céu, livro do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert, para enxergar que o caminho para a superação está para além do seu entorno, expressando-se através dos desenhos que compõem este livro. Sinopse do volume 3: NÓS Se pensarmos nas sequelas da doença como uma metáfora do planeta que desaba a nossos olhos, apenas uma mudança profunda - vinda de NÓS - pode fazer surgir um novo mundo. Esse “novo mundo” é coletivo. O artista Luiz Telles partiu da leitura de A queda do céu, livro do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert, para olhar novamente para a natureza, buscando nela a chave para enxergar a nós mesmos, e se expressando através dos desenhos que compõem este livro.
Autor: Telles, Luiz
Editora: EDICOES BARBATANA
ISBN: 9786588766446
Ano: 2025
Edição: 1
Páginas: 120
Encadernação:
Formato: 26x12x1
Movimento Literário é uma empresa que abarca variados projetos relacionados as temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Possuímos um criterioso catálogo de livros destinados a vendas presenciais, eventos, encontro com autores e venda On-line. Nossa missão destina-se a ampliar as reflexões reafirmando nossa posição como promotores de leitura nas escolas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade