Este livro já foi considerado o mais político do seu autor. A primeira metade trata de uma obscura e interessante socialista italiana, Teresina Carini Rocchi (1863-1951), que veio para o Brasil em 1890 e aqui se integrou nos movimentos de reivindicação social em São Paulo até 1910, quando mudou para Poços de Caldas, onde morreu, sempre doutrinando, afirmando o seu antifascismo, vibrando na esperança de uma sociedade marcada pela igualdade econômica e social. Além de mencionar as suas idéias e as suas extensas leituras, o autor destaca alguns dos seus companheiros de luta em São Paulo, inclusive dois que depois tiveram papel destacado na Itália: Edmondo Rossoni, que aderiu ao fascismo e foi ministro, e Alceste De Ambris, oposicionista que morreu exilado na França. Dos que permaneceram em São Paulo são referidos Alcibiade Bertolotti e Antonio Piccarolo, este, socialista moderado que teve certo relevo na vida cultural da cidade. A segunda metade do livro consta de seis textos variados.
Autor: Candido, Antonio
Editora: OURO SOBRE AZUL
ISBN: 9788588777231
Ano: 2007
Edição: 1
Páginas: 160
Encadernação: Brochura
Formato: 13 x 21 x 1 cm
Movimento Literário é uma empresa que abarca variados projetos relacionados as temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Possuímos um criterioso catálogo de livros destinados a vendas presenciais, eventos, encontro com autores e venda On-line. Nossa missão destina-se a ampliar as reflexões reafirmando nossa posição como promotores de leitura nas escolas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade