Existem controvérsias quanto ao surgimento da Umbanda. Os mais antigos narram que as manifestações de espíritos surgiram anteriormente a data de 15 de novembro de 1908. Espíritos como Pretos Velhos, Caboclos, Exus, Malandros, Pombagiras e Crianças, que hoje reconhecemos como Entidades de Umbanda, manifestavam-se espontaneamente, sobretudo, em núcleos familiares, e já eram fruto da mais variada miscigenação brasileira. Hoje a Umbanda é praticada em todo o solo nacional como religião brasileira e traz em seu bojo o diverso ritualismo da cultura local, de acordo com a região do país em que ela esteja sendo realizada. Este processo de ter uma religiosidade multicultural, ao contrário do que muitos podem crer, enriquece-nos ainda mais e prova o quanto a Umbanda é uma tradição religiosa profundamente brasileira. A Umbanda foi cruelmente perseguida através da história, o que levou dirigentes e praticantes a serem presos por crime de charlatanismo e curandeirismo. Muitas mães e pais de santo foram perseguidos, e alguns chegaram a ser presos. Umbanda para leigos e iniciantes, focaliza pontos esclarecedores da religião para os que estão inseridos nos trabalhos espirituais e para os leigos que, não a entendendo, têm várias dúvidas ou ainda alimentam preconceitos.
Autor: Pinto, Flavia
Editora: PALLAS
ISBN: 9788534705172
Ano: 2014
Edição: 1
Páginas: 168
Encadernação: brochura
Formato: 21x14x1
Movimento Literário é uma empresa que abarca variados projetos relacionados as temáticas de livros, literatura, infância e formação de leitores. Possuímos um criterioso catálogo de livros destinados a vendas presenciais, eventos, encontro com autores e venda On-line. Nossa missão destina-se a ampliar as reflexões reafirmando nossa posição como promotores de leitura nas escolas.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade