O que está em foco nesta obra é o papel do registro reflexivo na elaborac¸a~o do planejamento pelos professores de educac¸a~o infantil. Busca-se entender a influência do registro para uma reflexão cri´tica sobre as estratégias formativas. A prática do registro reflexivo confere clareza sobre a relação entre o professor e a sua própria aprendizagem, possibilitando-lhe atribuir sentido ao que vivencia na escola. Ao organizar seu pensamento à medida que registra, o professor abre espaço para interpretações, hipóteses e novas observações. O texto descreve o trabalho de assessoria realizado pela autora para um grupo de três professoras de educação infantil, durante o período de um ano, mostrando a mudança que se verificou nos registros feitos pelas docentes ao longo do tempo, os quais passaram de uma escrita primordialmente burocrática para uma escrita notadamente reflexiva e geradora de transformações. Entende-se que o registro reflexivo, além de constituir-se em uma ferramenta para o professor pensar acerca de sua pro´pria pra´tica, tem o grande potencial de tornar visível a imagem de escola, de criança e de formação que os educadores têm, sendo, por consequência, não apenas uma boa maneira de transformar a prática docente, como também de garantir aos alunos da educação infantil o seu direito de viver a infância em sua plenitude e inteireza.
Autor: Tais Romero
Editora: PHORTE EDITORA
ISBN: 9786588868522
Ano: 2025
Edição: 1
Páginas: 104
Encadernação:
Formato: 23x16x1
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